domingo, 28 de agosto de 2011

Competição com compaixão



Campeonato do mundo de atletismo. Maratona feminina. A 15 minutos do final (4 kms e tal). Duas quenianas lideram (Kiplagat e Cherop), seguidas por uma terceira queniana (Jeptoo). A líder, Kiplagat, atravessa-se à frente de Cherop para apanhar uma garrafa de água no posto de abastecimento, e, por um ligeiro toque entre as duas, cai.

A reacção instintiva de Cherop, certamente não produto de uma ponderação racional naquela fracção de segundo, é parar e oferecer ajuda. E nos minutos seguintes, Cherop e Jeptoo, não atacam para dar tempo a Kiplagat de se recompor (e possivelmente porque não sobram muitas forças para um ataque). Pouco depois, Kiplagat ataca e acaba por ser a campeã do mundo, seguida de Jeptoo e depois Cherop.

Na conferência de imprensa, as três falam naturalmente do episódio, como amigas, sem qualquer sombra de dúvida sobre terem feito o que tinham de fazer. O que significa que certamente fizeram o que tinham de fazer.

Duvido que eu tivesse feito o mesmo. 2h13min de esforço pesado, a minutos de uma medalha, sonhando com o ouro... O meu amigo, favorito, tropeça em mim, arriscando deitar-me também ao chão, por se atravessar descuidadamente... Oportunidade para o ajudar, ou oportunidade para atacar e o deixar para trás?

Se racionalmente tenho dúvidas, suspeito que no calor do momento no mínimo continuaria inercialmente a correr ao mesmo ritmo.

Na minha visão competitiva do desporto, considerando fundamental cada atleta querer verdadeiramente vencer para que as competições façam sentido, não acho que Cherop e Jeptoo tivessem que ser tão solidárias, e até fico a pensar se não deveriam ser menos solidárias.

Mas não posso deixar de me interrogar. Há aqui uma mensagem, e parece uma mensagem bonita: de amizade, de solidariedade, de colaboração dentro da competição, gente (ao mais alto nível de um desporto super competitivo) que se importa, que não só não pensa em vencer a qualquer custo como tem uma noção de justiça competitiva com compaixão. Não sei qual é exactamente a mensagem, ou quais são as mensagens - para o atletismo, para outros desportos e para outras actividades humanas. Mas, já agora, vale a pena pensar nisto.

sábado, 27 de agosto de 2011

Tan...tos!

Hoje é dia de eleições presidenciais em Singapura.

Tendo em conta que o presidente aqui parece ter um papel ainda mais irrelevante que em Portugal, o que me parece mais interessante nestas eleições é (eu não vejo televisão, não ouço rádio e raramente leio jornais, portanto reconheço estar a fazer uma avaliação bem superficial):

. A reduzida duração (segundo a wikipedia, as primeiras actividades de campanha começaram a há 2 meses; eu só reparei em algum cartaz na rua há uns 10 dias, dia em que os candidatos foram oficialmente nomeados) e visibilidade da campanha eleitoral (cada candidato tem de respeitar um máximo de despesas de campanha de 600 mil dólares de Singapura - cerca de 350 mil Euros)

. A marcação das eleições com pouquíssima antecedência: há 24 dias (algo semelhante tinha acontecido nas legislativas de 7 de Maio, cuja data foi marcada 18 dias antes, com direito a 9-nove-9 intensos dias de campanha!)

. Ser apenas a quarta eleição para presidente (a figura só existe desde 1993, apesar de o país existir desde 1965)

. A minha certeza absoluta de que, entre quatro candidatos, o Sr. Tan vai ser o vencedor e presidente de Singapura a partir já de quinta-feira!


Mas será Tony Tan?


Tan Jee Say?


Tan Cheng Bock?


Ou Tan Kin Lian? (de quem não encontrei nenhum cartaz na rua hoje)


Nota: "Tan" é um dos apelidos mais comuns entre os singapurenses de origem chinesa (e os chineses colocam o apelido antes dos nomes próprios). Semelhante a os candidatos às presidenciais em Portugal ou no Brasil serem todos "Silva". Para já, o presidente português é "Silva" desde 2006 e será até 2016 (se o país durar até lá); e o brasileiro foi "Silva" de 2003 a 2010.

domingo, 21 de agosto de 2011

Añorando Latinoamérica

Casi 4 años sin pasar por Latinoamérica y la estoy añorando! Iré a la parte luso-hablante en septiembre, pero a ver si encuentro excusas para pasar también por partes hispano-hablantes en algún momento!

Aquí dejo dos canciones añorantes sobre sueños y esperanzas y tomar las riendas del destino:


(o aquí la versión en inglés en el cierre de los Juegos Olímpicos de Atlanta'1996; no tan añorante, pero con la ventaja de la poderosa voz de Gloria Estefan todo el tiempo)



sábado, 20 de agosto de 2011

Resultados finais: Onde está o Buli?

Uff! Chegámos ao fim do primeiro Desafio "Onde está o Buli?" (mas não ao fim da volta do mundo em 80 anos - ainda não estou assim tão velho :) )

E os grandes vencedores são...

...

tchan tchan tchan tchan...

...

todos os que se divertiram com o Desafio nos últimos 4 meses, a começar por mim!

Obrigado a todos os que participaram, e aos que não participaram oficialmente mas acompanharam algumas destas viagens, tiraram fotos, comentaram por e-mail ou ao vivo, trocaram boas energias...

Para os mais ansiosos por resultados mais numéricos, aqui vai o gráfico actualizado com os últimos resultados:



Caso alguém encontre algum erro nos resultados, são aceites reclamações nas próximas duas semanas. Peço novamente desculpas por erros técnicos que parecem ter perdido alguns palpites e peço desculpa se em algum caso tiver sido erro meu ao processar as mensagens que recebi.

Os primeiros três classificados foram:
1. Miguel
2. Patrícia
3. Teresa

Ganharam os prometidos magníficos prémios:
1º lugar: Postais do Buli por 1 ano + máquina fotográfica Samsung ES70
2º lugar: Postais do Buli por 1 ano + relógio Timex Ironman 30-lap
3º lugar: Postais do Buli por 1 ano

Parabéns!

Os mais analíticos (como eu :) ) podem gostar de analisar as classificações ao longo das 15 fotos, no gráfico seguinte, que, para ser legível, só inclui os 10 primeiros classificados:



O Miguel dominou logo desde o início, só acompanhado pela Teresa nas primeiras 4 fotos. A Patrícia começou no pelotão perseguidor mas a sua precisão constante levou a ultrapassar a Teresa na 8a foto e não mais abandonar o 2º lugar (a certa altura até pareceu uma ameaça ao Miguel). A Ana teve um arranque lento mas a partir da foto 6 começou o seu ataque ao pódio - se a precisão nas 2 últimas fotos tivesse sido a habitual a Teresa teria tido muito trabalho para manter o 3º lugar! A recuperação mais impressionante foi a do Feijohnny: só soube do Desafio na foto 7, não participou na 8, e depois foi por ali acima a ultrapassar toda a gente, sistematicamente com as localizações mais precisas - se não fosse eu não o ver para aí há uns 10 anos(??) suspeitaria que ele tinha colocado um chip em mim!

Nunca pensei que pudesse ser um Desafio tão emocionante! :)

Agradecimentos especiais aos fotógrafos:
15. Wat Chedi Luang, Chiang Mai - Sílvia
14. Souq Waqif, Doha - Michel
13. Barragem de Lucefecit, Terena, Alto Alentejo - Ritinha
12. Escola Prática de Artilharia, Vendas Novas - Bessa
4. Porta da Cidade Proibida, Tiananmen, Pequim - Turista chinesa
2. Pulai Desaru Beach Hotel, Desaru - Sílvia
(as restantes, caso não fosse óbvio, foram tiradas pelo Buli)


E agora? Haverá vida depois deste Desafio?? As viagens continuarão certamente. Vamos ver se resisto ou não a continuar a colocar desafios. Estou a pensar propor nos próximos meses um desafio vintage: "Onde estava o Buli?", em que as fotos sejam antigas. Que tal? Quem tiver fotos antigas em que eu apareça fique à vontade para enviar!

sábado, 6 de agosto de 2011

Wat Chedi Luang, Chiang Mai

Desafio fechado! Resultados finais a publicar em breve!! Parabéns a todos!!