domingo, 25 de setembro de 2011

Babel cristã

Corrida de reconhecimento à volta do hotel isolado onde estou, perto de Belo Horizonte, estado de Minas Gerais, Brasil.

Decidi literalmente perder-me nas subidas e descidas aqui em volta (parece que "plano" é conceito desconhecido por estas bandas - passei por várias ruas com inclinação próxima de 45 graus, sem exagero). Corri numa determinada direcção mas fui obrigado a fazer curvas aqui e ali, sabendo que seria bem difícil fazer o mesmo caminho de volta. Mas o hotel está ao lado do Carrefour e Makro, por isso seria sempre fácil perguntar a alguém na rua - obrigado à meia dúzia de pessoas que me ajudaram a voltar!

70 minutos de corrida, uns 15 km, por bairros de uma aparente classe média-baixa, acredito que razoavelmente representativa de grande parte da população brasileira.

Singapura é o país que conheço onde se encontra a maior variedade possível de templos e igrejas das várias religiões e afins: templos hindus, templos budistas, templos chineses, igrejas católicas, protestantes, anglicanas, mesquitas, sinagogas...

Já me tinha esquecido de como no Brasil se encontra a maior variedade possível de igrejas e templos cristãos e afins. Nesta corrida passei por dezenas de igrejas, capelas, templos, garagens, espaços mais permanentes ou mais improvisados de todo o tipo, minúsculos, pequenos e médios, quase vazios ou a transbordar, tipicamente em alegres cantorias, ou escutando as palavras do padre, pastor, bispo, etc.

Num dos locais (Igreja Maranata), 4 ou 5 pessoas escutavam o sermão virados para uma espécie de altar... vazio. A voz era de um pastor projectado na parede, gravado ou transmitido em directo de algum outro templo. Inovadora solução para o problema da falta de vocações!! (João, vê lá o que é que o pessoal acha aí no Vaticano :) )

Das que recordo, passei à frente de templos e afins das seguintes igrejas (ou outras com nomes parecidos):
Igreja Católica
Igreja Universal do Reino de Deus
Igreja Pentecostal Deus é Amor
Igreja Cristã Evangélica do Brasil
Igreja Cristã Maranata
Igreja Metodista Wesleyana
entre outras!

Que seja tudo para maior glória de Deus e para felicidade e salvação da humanidade!

Um comentário:

  1. O Papa telefonou-me a dizer que acha bem isso do vídeo!
    Que não percebe muito bem como pode haver tal variedade de igrejas cristãs mas tudo bem: desde que se fale de Jesus e de fazer o Bem, diz que está de acordo!

    ResponderExcluir