sábado, 4 de agosto de 2012

Desporto português

Consigo surpreender-me a mim próprio com a minha ingenuidade (ou má memória?). Como não me chegam facilmente notícias dos olímpicos portugueses, decidi visitar o site do primeiro jornal que me veio à cabeça e ir à secção de "desporto".

Quem abre a página e sabe que está a acontecer um dos maiores eventos desportivos mundiais (estou a falar dos Jogos Olímpicos em Londres) pergunta-se:
a) Será que esta página morreu há algum tempo e alguém se esqueceu de a tirar da net?
b) Despediram a pessoa responsável por atualizar a página??
c) Ninguém quer saber dos Jogos Olímpicos em Portugal???
d) ????

Nos destaques Especiais aparece o "Euro 2012" (notícias da atualidade!!) e as "Construções na Areia" (pelas quais nutro particular carinho, mas não era o que procurava).

Olhei as sub-secções da página de desporto e fiquei felicíssimo de encontrar "Jogos em directo"!


  • Benfica 
  • FC Porto 
  • Sporting 
  • Selecção 
  • Jogos em directo 
  • Classif. 
  • Fut. Nac. 
  • Fut. Intern. 
  • Outras Modalidades


Aha! Vou encontrar um resumo do dia e resultados dos portugas olímpicos!!

Não. "Jogos em directo" é, claro, OBVIAMENTE, mas onde é que estava a minha cabeça, quase pleonasticamente: "Jogos DE FUTEBOL em directo".

No meio de "notícias" totalmente irrelevantes (na minha ignorância futebolística suspeito que neste momento não acontece NADA no futebol além do torneio olímpico? Ok, e de rumores de transferências milionárias para a próxima época??), lá encontrei um par de notícias olímpicas. E a partir dessas algumas outras.

Depois até vi a caixinha, para mim quase invisível, para uma página dedicada aos jogos.

E então vi este link e lembrei-me: "Desporto" em português quer dizer "Futebol". O que eu chamo (em buliês) "Desporto" chama-se "Outras modalidades" em português.

Tudo na mesma por aí, e eu, emigra, a pensar que talvez não. As boas notícias são que há uns 10 anos que não tenho de aturar discussões à segunda-feira sobre o futebol do fim-de-semana, ou telejornais preenchidos com o tropeção de não-sei-que-jogador no treino da manhã, ou...

Bom desporto buliês!


PS: 24 horas depois, reconheço que fui ao jornal errado. N'O Público os Jogos têm destaque logo na entrada do site. E talvez haja por aí melhores fontes de informação olímpica portuguesa?

2 comentários:

  1. Olá Buli,
    Não sei se já chegaste a esta página, não é uma página com notícias própriamente ditas mas sim a fonte das mesmas.

    http://www.london2012.com/country/portugal/athletescomptoday.html

    Todos os dias é actualizada com os atletas portugueses que vão entrar em acção.

    Não querendo fazer desde já nenhuma crítica ao jornalismo português por antecipação, quero deixar isso para uma entrada no meu blog depois de terminados os Jogos, pois espero todos os dias que os jornalistas se comecem a redimir do que tem sido, na minha opinião, um mau serviço que têm prestado, resta-nos procurar a informação que queremos nos meios oficiais.

    abraço,
    MCirne

    ResponderExcluir
  2. Olá Buli!!!!!
    Não poderia deixar de concordar em pleno com as tuas observações!!! Vergonhosamente triste!!!!
    De qualquer forma, vou acrescentar um pouco de humor "olímpico-filhotal"!!!! Sabes o que é que a Bia comentou enquanto assistia ao desfile dos atletas aquando da cerimónia olímpica?
    "Oh Mãe, eu quando fô gande quéo ie aos Jogos Oímpicos." "E que desporto é que tu gostaria de praticar, filhota?" "Quia ir fazer como aquelas senhoas: passar moda!!!!"
    Não desanimes, Buli!!! O Tiago continua a ser um grande atleta!!!! É um ótimo nadador e campeão de judo!!!!
    Um abraço infinito de todos nós!!!;)

    ResponderExcluir