domingo, 20 de dezembro de 2009

Buli vice-campeão de pentatlo!

Fiquei em segundo lugar no campeonato nacional de pentatlo moderno! (resultados completos aqui)



Foi o meu melhor resultado no campeonato desde 1998, quando fui campeão nacional. Devo muito deste segundo lugar ao desempenho no hipismo e na esgrima: fiquei em primeiro lugar nos dois eventos, em ambos ex aequo com o campeão nacional.

A excelente prova de hipismo, sem penalizações, aconteceu graças à espectacular colaboração da minha equina companheira de equipa, Panema. Tivemos alguns desentendimentos iniciais nos 20 minutos de aquecimento, com ela a expressar com algumas cangochas que não estava a gostar de me levar em cima. Mas lá nos conseguimos entender melhor e encontrar sintonia para uma prova razoável, em que ela se portou melhor que eu, safando-nos de um par de situações em que eu não preparei a abordagem aos obstáculos da melhor forma. Felizmente, quando teve opção de escolher saltar ou não saltar, a Panema escolheu o salto. Obrigado, Panema!

Campeonato Nacional Absoluto 2008



O resultado na esgrima foi muito bom, mas não livre de deslizes. Fiquei muito satisfeito por conseguir colocar-me num espírito guerreiro, assertivo e confiante, e também pelos momentos de inspiração em que saíram toques automáticos, produto de lições de esgrima feitas no século passado. Há coisas que ficam registadas no nosso corpo e cérebro e se revelam nos momentos mais oportunos!

Mas pentatlo são cinco disciplinas - não basta montar a cavalo e esgrimir, há que nadar, atirar e correr também!

A natação (200 metros livres) foi melhor do que esperava dado o reduzido treino dos últimos meses: 2'37". Mais 20" que o meu melhor tempo de sempre (feito há 10 anos) e menos 14" que o pior tempo dos últimos anos.

O combinado de tiro e corrida é um novo formato de competição no pentatlo desde o início deste ano. Consiste em correr cerca de 20 metros, disparar 5 tiros, correr 1 km, 5 tiros, 1 km, 5 tiros, 1 km e acabou. Total de 3 kms corridos e 15 tiros. Este novo formato exige um tiro o mais rápido possível, menos preciso que anteriormente. Treinei um par de vezes e esta foi a minha segunda prova. Verifiquei rapidamente que não é fácil ser rápido e preciso, especialmente com o coração acelerado após 1000 metros corridos em pouco mais de 3 minutos. Acho o novo formato divertido e parece que é apreciado pelo público. Não posso deixar de sentir que se perde bastante do tiro de precisão a que me habituei nos últimos... 15 anos de pentatlo, mas vejo que existe um bom novo desafio para os pentatletas de todo o mundo. A prova de combinado correu razoavelmente e consegui ser o segundo atleta mais rápido (com um tempo bastante lento, consequência especialmente do duríssimo percurso de corrida, com subidas brutais).



Não posso dizer que tudo isto tenha sido resultado de treinos intensivos. Desde que me "reformei" do pentatlo competitivo há 10 anos tenho corrido bastante (mas mais distâncias longas, em preparação para maratonas e triatlos, por isso tenho perdido velocidade) e nadado de vez em quando. Disparei muito pouco e desde 2003 só faço esgrima e hipismo em provas (menos de 10). É interessante ver como as disciplinas técnicas não se esquecem tanto assim e como são as disciplinas físicas que requerem maior disciplina para me manter em forma.

Estes resultados deixam-me sempre a pensar que deveria concentrar-me mais no treino para o pentatlo, correndo e nadando mais rápido (em vez de mais longe, como nas maratonas e triatlos), e treinando mais esgrima e tiro (o hipismo está bom assim), para ser mais competitivo. Mas rapidamente surgem tentações de triatlos, maratonas, corridas de aventura e orientação... que me desviam por outros caminhos. O meu problema é que sou demasiado ecléctico mesmo e não me consigo especializar. Nem num desporto já por si tão ecléctico como o pentatlo!


Gostaria de agradecer ao Alex a amizade e o apoio de sempre, incluindo transportes, treinos, inscrições e equipamentos diversos. Sem a tua ajuda não seria possível aparecer de repente nestas provas, por vezes directo do aeroporto, e conseguir entrar em acção imediatamente! E muito obrigado pelos fantásticos duelos de combinado, que temos de continuar a fazer!

Obrigado também aos organizadores e árbitros, por continuarem a pôr provas de pé, para nós, atletas, disfrutarmos e nos superarmos.

Parabéns a todos os atletas por terem dado o seu melhor neste campeonato, e ao Afonso por nos ter batido a todos! Continuem a treinar, que para o ano há mais... e no seguinte, e no outro e no outro... Contem com o Buli em acção por muitos e bons anos!

8 comentários:

  1. Boa! Parabéns!
    O próximo passo são os campeonatos europeus de pentátolo?
    Beijinhos.
    --Dade

    ResponderExcluir
  2. Nuno,
    Esquece o comentário da minha irmã Luísa. Por favor NÃO partas perna nenhuma (isso é no teatro, ó tansa. No desporto pode dar azar!!!!).

    Bj e lá te espero no dia 25 (mesmo se não fores o portador da mousse de chocolate!)

    Prima Xica

    ResponderExcluir
  3. PARABÉNS, Sr. BULI!!!
    Isso é que é! Sempre a andar!

    Eu, definitivamente, por gosto e por contingências práticas converti-me ao triatlo! Mas, sim, o pentatlo está guardado aqui num cantinho do meu coração e já não sai. E isso é especialmente por causa de ti e desse Sr. Alex, a quem também tenho muito a agradecer.

    ABRAÇO!
    João.

    PS - Faltou dizer quem é o jovem que ficou a completar o pódio!

    ResponderExcluir
  4. Alô gajo...
    Viva a Panema, vejo que andas a melhorar essa tua comunicação com os bichinhos de 4 patas que gostam de te atirar contra as barreiras ;)
    Bjs Rita

    ResponderExcluir
  5. Parabéns Nuno,

    fiquei contente de passar um dia a ver desporto em Lx e conhecer um pouco a tua familia :-).

    Beijinhos da India!

    Elisa

    ResponderExcluir
  6. Sr. Vice Campeão,

    Amigos..amigos.. mas temos contas ajustar nos nossos duelos de preparação p provas..

    Continuarei sempre á tua espera p mais e melhores confrontos desportivos.

    Vê que até estou a pensar fazer a meia... eu que nunca gostei de correr grandes distâncias(3, 4. 5Kms).

    Ao mano Buli..tb te espero noutras SSilvestres ou mm nas de Pentatlo.

    Haja Saúde e maluquiçe p continuar nestas macacadas e até dar "luta" aos actuais jovens praticantes..

    Velhos são os trapos ou quem pára no tempo.

    Façam qq desporto.. mantenham-se activos.. n patrocinem as farmácias nem a malta da saude..

    Forte abraçoa todos

    Sr. Alex

    ResponderExcluir