quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Sufocado por saco de plástico

Nos últimos anos, alguns governos baniram ou aplicaram impostos sobre sacos de plástico (bom artigo sobre a tendência aqui). Por que não todos?

Eu evito trazer sacos do supermercado, mas às vezes passo lá despreparado e, apesar de doer um pouco trazer mais um saco, ainda não dói o suficiente para não o trazer. Se o supermercado não tivesse sacos ficava o problema resolvido: ou voltava noutra altura ou levava as coisas na mão se fosse urgente.

Há dias reparei que o Carrefour em Espanha (perdão, na Catalunha!) deixou de ter sacos de plástico (e tem um site todo ecológico). Nem oferecidos, nem à venda. Até ao fim do ano ainda oferece sacos biodegradáveis, para ajudar os clientes mais distraídos na transição. Em 2010 ou o cliente leva um saco de casa ou leva as compras na mão.




Mas não deveria ser preciso o governo ou o supermercado tomar a iniciativa. Como é possível que eu seja incapaz de abolir os sacos de plástico?? Será preciso morrer sufocado por um saco de plástico (por exemplo, durante a prova de natação de um triatlo)?


Para quem se pergunta por quê acabar com os sacos de plástico, talvez (re)ver esta bulicena ou ler esta ajude a sensibilizar.

Um comentário:

  1. Bela questão que trazes aqui. Acho que é apenas uma questão de hábito. Já não me lembro a última vez que trouxe um saco do supermercado. Existem em Portugal, no Jumbo, uns sacos enormes que são de pano. Bem dobrados cabem em qualquer carteira de senhora ou em qualquer bolso de homem. Todos os outros também estão a dar ou a vender sacos reutilizáveis. Não há desculpa para se continuar a usar sacos de plástico nas compras de supermercado.

    ResponderExcluir