sábado, 24 de abril de 2010

Parabéns!

Parabéns é uma palavra curiosa.

Entre outras aplicações (geralmente para felicitar alguém por um esforço ou resultado), é usada habitualmente em aniversários de uma forma que me parece totalmente ilógica. Por que hei-de dar os parabéns a quem acaba de completar mais uma volta em redor do sol desde o dia em que saiu do ventre da mãe?? Qual o mérito de tal "resultado"?

Muitas pessoas até podem ter especial mérito por se terem mantido vivas - como os sobreviventes de condições de vida difíceis (p.ex., os 53% da humanidade que vive com menos de 2 dólares por dia), cataclismos, guerras, acidentes ou doenças graves que tiveram de trabalhar duro para não se apagarem ou serem apagados. Suspeito que o mérito é bastante mais discutível no caso da maioria das pessoas com quem interajo no dia-a-dia.

Por isso, há algum tempo decidi deixar de dar "parabéns" e passei a desejar "feliz dia!" (e ano e vida...). (Poderia ter simplesmente deixado de me lembrar ou de reagir a aniversários, mas continuo a achar que é uma óptima desculpa - tão boa como outra qualquer, mas particularmente eficaz - para me lembrar dos amigos e família e enviar-lhes energias positivas!)



Mas decidi investigar até que ponto não era ignorância minha estar a vetar o acesso dos parabéns aos aniversários.

Segundo o dicionário:

parabéns (plural de parabém*)
s. m. pl.
1. Felicitações, congratulações.
2. Canção de aniversário.
dar os parabéns: felicitar.
estar de parabéns: merecer felicitações.
*Nunca usei nem vi/ouvi usar no singular!

Segundo o mesmo dicionário, felicitar significa não só "dar parabéns" como também "tornar feliz". Hmmm... então talvez seja ignorância minha mesmo! Se parabéns = felicitar = tornar feliz... não é muito diferente de desejar "feliz dia/ano/vida"! Fixe!

Nestas diligências (não as "antigas carruagens públicas para transporte de passageiros com itinerário e horário fixos", mas sim "buscas, pesquisas, averiguações") descobri umas palavras "novas":

  • Prolfaças = sinónimo de parabéns!? Nunca tinha ouvido, plural ou singular. Prolfaças??!?! Será que a pessoa parabenizada (usando o verbo dos sempre criativos colegas brasileiros) não se vai sentir ofendida?? Segundo o wikcionário, "prolfaças" é a "lexicalização da frase optativa bom prol lhe faça, mediante redução e aglutinação". Portanto ou é um desejo mais capitalista (prol = proveito, lucro) ou mais procriador (prole = descendência, filhos). Nem toda a gente necessariamente gosta de dinheiro ou de expandir a espécie humana, por isso não sou fã deste estranho prolfaças.

  • Parabentear = dar os parabéns!! Afinal não são só os brasileiros que verbalizaram os desejos! O verbo existe em português de Portugal!!

Agora que já ficou toda a gente menos esclarecida, fico descansado de que até pode ser lógico dar os parabéns a alguém.

Muitos parabéns à Catarina, cujo aniversário despoletou hoje esta investigação!

3 comentários:

  1. Já agora o Martim completou o seu primeiro aniversário hoje (2010/04/24)!

    ResponderExcluir
  2. eu também nunca percebi porque é que alguem me agradece quando eu digo que tem, por exemplo, uma camisola muito bonita, nem porque é que me desejavam sorte para um exame (depois de eu ter passado horas a estudar), e só há pouco tempo é que percebi porque é que me chamam santinha quando espirro; é porque enquanto alguem espirra o seu coração pára por milésimos de segundo... portanto fico meio morta e início imediatamente o meu percurso para o céu? mas depois volto num instantinho?

    ResponderExcluir
  3. Já agora tb podes Parabenizar a Carola, o PJ, Paulo Jorge, chegou no dia 24/04/2010.

    Bjocas Inês Fe

    ResponderExcluir