Após sensata paragem de 6 semanas (prescrita pelo Dr. Google) devido a fractura do mindinho do pé esquerdo (obrigado por todos os conselhos e mensagens de apoio!), celebrei o regresso à acção este fim-de-semana, no triatlo internacional de Singapura! Terminei em 8º lugar no escalão 30-34 anos (hei! não era 20-24??), com um tempo de 2h27'58" (próximo dos meus tempos habituais). Prova muito internacional, com 12 nacionalidades nos 14 primeiros lugares. Resultados completos aqui.
Com apenas 2 semanas de treinos de corrida e pouco mais de ciclismo, o objectivo principal era o habitual: curtir a prova... e terminá-la o mais rapidamente possível :)
Na natação, acostumado à falta de nadadores rápidos, lancei-me para a frente do grupo (havia uns 10 grupos a partirem a horas diferentes) logo nos primeiros dos 1500 metros. Acabei por andar em segundo praticamente o tempo todo, terminando a 15 segundos do primeiro (5º no grupo 30-34, que estava dividido em duas partidas). (Deve ser engraçado para os meus amigos do desporto verem-me como grande nadador nos triatlos singapurenses, já que nem nos meus tempos áureos no pentatlo fui conhecido propriamente como bom nadador... e certamente não melhorei nos últimos 10 anos!)
Na bicicleta mantive durante os 40 km um ritmo próximo dos 30 km/h e não notei ter sido passado por muitos atletas do meu escalão. Analisando a prova, fiquei com a sensação de que talvez pudesse ter pedalado um pouco mais rápido, mas dada a falta de forma, em especial na corrida, não queria chegar totalmente destruído ao início dos 10 km finais. O ciclismo é sem dúvida a minha disciplina mais fraca: fui 29º entre os 134 atletas do grupo.
Comecei a corrida com as pernas "presas", como habitual, mas o pior foi a dor abdominal (mais conhecida por "dor-de-burro") que me acompanhou durante os 10 km e perante a qual não consegui permanecer equânime... Além disso, estava um dia normal e já era quase meio-dia: sol intenso e muito calor. Tinha a sensação de que ia muuuuito devagar. Mas como já tinha sentido isso em triatlos anteriores, observei que (a) só estava a ultrapassar atletas, (b) ninguém me passava, e (c) os atletas com quem me cruzava não pareciam ir muito depressa. O pensamento mais positivo para ajudar a manter o ritmo e suportar a dor foi "Ao menos vou avançando... em algum momento terei percorrido 10 km!" As passagens aos 2,5 e 5 km pareceram razoáveis, dando algum ânimo. O tempo final de 43'58" é respeitável (só uns 3' pior do que o meu melhor num triatlo) e foi o 3º melhor no meu escalão.
Bom sinal ter conseguido aparecer ligeiramente sorridente em algumas fotos! (Mas não tive a clareza de mente para experimentar sorrir para ver se me fazia sentir melhor.)
Balanço final: óptimo regresso à acção, mindinho não se queixou e a forma física nem está tão má assim. Vamos ver como consigo aumentar os km de corrida nas próximas semanas para decidir se vou ou não a Timor-Leste correr a primeira maratona de Dili (20/Junho).
Bons treinos!
domingo, 11 de abril de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Ainda hás-de participar em triatlos no escalão 50-64 e hás-de pensar: "eu não estava ainda agora na casa dos 20?!?".
ResponderExcluirA diferença é que vais reparar que há "miúdos" de 40 que vão mais rápido... Ha, ha, ha.
Ainda bem que o mindinho não se queixou!
A um mês do Campeonato Nacional Universitário de Triatlo, fiz, no passado Domingo, um espectacular treino: Rotunda da Boavista -Matosinhos em bicicleta (25') + Corrida na praia de Matosinhos (30' a contornar populares em futeboladas sempre a disparar "f*d*-s* e c*r*lh* a torto e a direito) + Cinco mergulhos no mar (não aguentei mais que 5' naquela água gelada) + Regresso a casa de bicicleta (22' - demorei menos que na ida, apesar de ser a subir, porque ia com pressa para o almoço).
Enfim: sinto-me um sério candidato a campeão universitário universitário de veteranos nascidos em 1977 em Lisboa! Ha, ha, ha.
ABRAÇO!
João.
Ola',
ResponderExcluirProtesto.
Correr de tanga e' que nao!!!
Onde estao os teus calcoes que sao a tua imagem de marca??!? Nao me digas que os ABANDONASTE ao fim de te acompanharem nos ultimos 26 anos?
Inacreditavel....
Beijinhos,
Teresa
Ioo,
ResponderExcluirBoa prova, n foi?
Temos Buli Junior a candidatar-se ao teu reinado.
Escalão absoluto é bom p ambos competirem e mostrarem ao mundo que os manos Delicados dominam a alegria do Desporto e são altamente ecléticos..
Como V admiro.
Bons treinos e sejam saudavelmente felizes
Ab
Alex
comer pouca carne nao afecta a tua performance?
ResponderExcluirFixe... És tu e o João a regressar às provas. Fomos a Quarteira iniciar a época de competição com um pequeno aquatlo em mar, não algarvio, mas quase atlântico bravo, tão bravo que houve atletas que nem entraram na água e outros, que como o João, entraram e foram cuspidos... No final a satisfação da 1ª prova concluida foi o sentimento geral. De seguida a Marta estreou na distância sprint de natação, o Bessa pedalou e ela terminou tb a corridinha! Foi um f-d-s em grande para todos. Este f-d-s há água na Expo para os 2... Eu por cá tb regressei à reportagem fotográfica...
ResponderExcluirBons regressos para todos nós.
Bjs Rita