domingo, 11 de abril de 2010

Buli de novo em acção!

Após sensata paragem de 6 semanas (prescrita pelo Dr. Google) devido a fractura do mindinho do pé esquerdo (obrigado por todos os conselhos e mensagens de apoio!), celebrei o regresso à acção este fim-de-semana, no triatlo internacional de Singapura! Terminei em 8º lugar no escalão 30-34 anos (hei! não era 20-24??), com um tempo de 2h27'58" (próximo dos meus tempos habituais). Prova muito internacional, com 12 nacionalidades nos 14 primeiros lugares. Resultados completos aqui.



Com apenas 2 semanas de treinos de corrida e pouco mais de ciclismo, o objectivo principal era o habitual: curtir a prova... e terminá-la o mais rapidamente possível :)

Na natação, acostumado à falta de nadadores rápidos, lancei-me para a frente do grupo (havia uns 10 grupos a partirem a horas diferentes) logo nos primeiros dos 1500 metros. Acabei por andar em segundo praticamente o tempo todo, terminando a 15 segundos do primeiro (5º no grupo 30-34, que estava dividido em duas partidas). (Deve ser engraçado para os meus amigos do desporto verem-me como grande nadador nos triatlos singapurenses, já que nem nos meus tempos áureos no pentatlo fui conhecido propriamente como bom nadador... e certamente não melhorei nos últimos 10 anos!)



Na bicicleta mantive durante os 40 km um ritmo próximo dos 30 km/h e não notei ter sido passado por muitos atletas do meu escalão. Analisando a prova, fiquei com a sensação de que talvez pudesse ter pedalado um pouco mais rápido, mas dada a falta de forma, em especial na corrida, não queria chegar totalmente destruído ao início dos 10 km finais. O ciclismo é sem dúvida a minha disciplina mais fraca: fui 29º entre os 134 atletas do grupo.



Comecei a corrida com as pernas "presas", como habitual, mas o pior foi a dor abdominal (mais conhecida por "dor-de-burro") que me acompanhou durante os 10 km e perante a qual não consegui permanecer equânime... Além disso, estava um dia normal e já era quase meio-dia: sol intenso e muito calor. Tinha a sensação de que ia muuuuito devagar. Mas como já tinha sentido isso em triatlos anteriores, observei que (a) só estava a ultrapassar atletas, (b) ninguém me passava, e (c) os atletas com quem me cruzava não pareciam ir muito depressa. O pensamento mais positivo para ajudar a manter o ritmo e suportar a dor foi "Ao menos vou avançando... em algum momento terei percorrido 10 km!" As passagens aos 2,5 e 5 km pareceram razoáveis, dando algum ânimo. O tempo final de 43'58" é respeitável (só uns 3' pior do que o meu melhor num triatlo) e foi o 3º melhor no meu escalão.

Bom sinal ter conseguido aparecer ligeiramente sorridente em algumas fotos! (Mas não tive a clareza de mente para experimentar sorrir para ver se me fazia sentir melhor.)



Balanço final: óptimo regresso à acção, mindinho não se queixou e a forma física nem está tão má assim. Vamos ver como consigo aumentar os km de corrida nas próximas semanas para decidir se vou ou não a Timor-Leste correr a primeira maratona de Dili (20/Junho).

Bons treinos!

5 comentários:

  1. Ainda hás-de participar em triatlos no escalão 50-64 e hás-de pensar: "eu não estava ainda agora na casa dos 20?!?".
    A diferença é que vais reparar que há "miúdos" de 40 que vão mais rápido... Ha, ha, ha.

    Ainda bem que o mindinho não se queixou!

    A um mês do Campeonato Nacional Universitário de Triatlo, fiz, no passado Domingo, um espectacular treino: Rotunda da Boavista -Matosinhos em bicicleta (25') + Corrida na praia de Matosinhos (30' a contornar populares em futeboladas sempre a disparar "f*d*-s* e c*r*lh* a torto e a direito) + Cinco mergulhos no mar (não aguentei mais que 5' naquela água gelada) + Regresso a casa de bicicleta (22' - demorei menos que na ida, apesar de ser a subir, porque ia com pressa para o almoço).

    Enfim: sinto-me um sério candidato a campeão universitário universitário de veteranos nascidos em 1977 em Lisboa! Ha, ha, ha.

    ABRAÇO!
    João.

    ResponderExcluir
  2. Ola',

    Protesto.
    Correr de tanga e' que nao!!!
    Onde estao os teus calcoes que sao a tua imagem de marca??!? Nao me digas que os ABANDONASTE ao fim de te acompanharem nos ultimos 26 anos?
    Inacreditavel....

    Beijinhos,
    Teresa

    ResponderExcluir
  3. Ioo,

    Boa prova, n foi?

    Temos Buli Junior a candidatar-se ao teu reinado.

    Escalão absoluto é bom p ambos competirem e mostrarem ao mundo que os manos Delicados dominam a alegria do Desporto e são altamente ecléticos..

    Como V admiro.

    Bons treinos e sejam saudavelmente felizes

    Ab

    Alex

    ResponderExcluir
  4. comer pouca carne nao afecta a tua performance?

    ResponderExcluir
  5. Fixe... És tu e o João a regressar às provas. Fomos a Quarteira iniciar a época de competição com um pequeno aquatlo em mar, não algarvio, mas quase atlântico bravo, tão bravo que houve atletas que nem entraram na água e outros, que como o João, entraram e foram cuspidos... No final a satisfação da 1ª prova concluida foi o sentimento geral. De seguida a Marta estreou na distância sprint de natação, o Bessa pedalou e ela terminou tb a corridinha! Foi um f-d-s em grande para todos. Este f-d-s há água na Expo para os 2... Eu por cá tb regressei à reportagem fotográfica...
    Bons regressos para todos nós.
    Bjs Rita

    ResponderExcluir