quinta-feira, 21 de outubro de 2010

"Teologia" buliana

Felizmente muita coisa escrita na Bíblia não é verdade! Se fosse tudo verdade, não haveria fé que aguentasse. Ou, se ainda restassem crentes em tais "verdades", eu não gostaria de estar perto deles!

Estou a lembrar-me de uns chocantes trechos do Levítico (ou ainda melhor aqui), ou alguns machismos "de" S. Paulo, que nunca deveriam ter sido incluídos, ou pelo menos deveriam ter sido excluídos da Bíblia há uns séculos atrás. Textos que sugerem que não pode tratar-se de um livro divino: que divindade permitiria que uma publicação sua os incluísse? Seria preciso muita falta de atenção... que não seria própria de uma entidade omnisciente e de amor infinito.

A grande questão é: se nem tudo é verdade/literal, como distinguir o que é do que não é? Acredito que seja isso que se discute em teologia. Para mim (AAAHH HEREGE!!!) há grandes semelhanças com a história do rapaz e o lobo: uma "mentira" aqui, outra ali... a certa altura já não sei se devo acreditar na seguinte. E se os teólogos têm aceite diferentes "verdades" ao longo do tempo... então que verdades são essas?

Na minha "teologia" acabada de estruturar divido crenças/preceitos/dogmas/etc. em:

1. Claramente faz sentido e ajuda a viver uma vida melhor, portanto é óptima ideia acreditar e seguir. Exemplo: amar é fixe.

2. Claramente não faz sentido e portanto não acredito, independentemente do que as autoridades religiosas possam dizer. Exemplos: textos do Levítico acima referidos; infalibilidade papal; existência de qualquer tipo de "povo escolhido" (seja judeu, cristão, humano - o Deus em que acredito não tem favoritos); sacerdócio machista (ou em geral que homens e mulheres não possam desempenhar papéis semelhantes em situações em que não há nada de sexualmente específico).

3. Não sei se faz sentido, mas não me parece fundamental e, agnosticamente, acho que não há forma de saber se é "verdade", por isso não me preocupo com a questão. Exemplos: virgindade de Maria; Santíssima Trindade; ou, mais chocante para cristãos mais ortodoxos, se Jesus morreu e ressuscitou ou até se Jesus é Deus. (A ideia parece-me demasiado antropocêntrica, judaico-cêntrica, e até algo machista. Por que haveria Deus de privilegiar determinado sexo, determinado povo, determinada espécie animal, em determinado período do tempo? Ou será que Deus encarna outras espécies animais e vegetais, assim como outros humanos, ao longo de todo o tempo? Ou seja, talvez Jesus seja Deus como todos nós e tudo à nossa volta somos, numa visão do mundo próxima da animista?)

4. Não sei se faz sentido, mas é uma questão importante e que pode ser investigada, por isso é boa ideia investigar. Exemplo: assim de repente não me ocorre nada... que falta de curiosidade/interesse!


O que importa é que aquilo em que acredito me ajude a viver uma vida melhor, mais feliz e geradora de felicidade.


PS: Obrigado de novo, João, por provocares mais esta reflexão!

4 comentários:

  1. Ohh Buli, olha os teus pais homem, que os matas do coração!!!!!!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Margarida e Girassol disse...
    Sim, eu tenho que dizer que concordo contigo.
    Existem tambem historias na Biblia bestialmente mal contadas.
    Por exemplo, a Maria Madalena era uma prostituta certo?
    No entanto, tambem dizem que depois da morte de Jesus, estavam Maria, a Marta e a Maria Madalena a caminhar juntas quando Jesus lhe apareceu.
    Bom.
    Portugal esta' integrado na tradicao Judaico-crista.
    Na nossa cultura nao e' bem visto mulheres normais, decentes, darem-se com p.... e obviamente nao as apedrejamos.

    Estamos a acreditar que ha' 2000 anos, numa sociedade muito mais tradicional, iam duas mulheres normais darem-se com a p... (tudo bem regenerada) la' do sitio???

    Isto so' da' para um homem acreditar, para uma mulher existe aqui uma historia verdadeiramente mal contada.:)

    Existem duas hipoteses:
    1. A Maria e a Marta nao eram assim tao puras.
    2. A Maria Madalena nao era nenhuma prostituta.
    Ca' para mim, por causa dos evangelhos gnosticos, a segunda devera' ser verdade.

    Ves, a Biblia devia ser analizada com o senso comum feminino, porque isto de coisas organizadas por homens, ja' se ve, ficam cheias de coisas mal pensadas....

    Beijinhos,
    Teresa

    ResponderExcluir
  3. estais uns/mas perigosos/as pensadores/as...
    ab
    a

    ResponderExcluir
  4. Oi!

    Deu para tanta reflexão que decidi escrever um "post": http://joaodelicadosj.blogspot.com/2010/10/deus-e-biblia-mentiras-e-verdades.html

    ABRAÇO!
    João.

    ResponderExcluir