segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Buli no médico

Nota inicial: Por que raios iria eu ao médico?? Leitores mais preocupados, não se preocupem. Fui fazer o exame médico desportivo, obrigatório para competir em provas oficiais como atleta federado.


Médico: Treina todos os dias?

Eu: Sim, praticamente.

Bidiários?

Às vezes. Como faço pentatlo e triatlo, há dias em que treino corrida e natação, ou corrida e ciclismo...
[Lembrando que o médico foi maratonista] Agora estou a treinar para a maratona de Tóquio, onde quero bater o meu recorde na distância.

Ah, sim? Que tempo quer fazer?

Abaixo das 2h50min.

Ah... [médico com cara de isso-não-é-assim-nada-de-especial]
Quantos quilómetros treina por semana?

Uns 100.

Então e não consegue treinar mais? Uns 120?

Pois... [A pensar que 100 km já é muito!]

E a que velocidade corre?

Pelos 4'30"/km, com uns fartleks de vez em quando.

E não consegue correr mais rápido?

Talvez uns 4'15"-4'20"/km?

Se eu voltasse atrás sabendo o que sei hoje, não correria tanto como corri. Fazíamos mais de 200 km por semana, parecia que andávamos a competir a ver quem fazia mais quilómetros. Podia ter corrido menos e mais rápido, com iguais ou melhores resultados e com menos lesões.



foto de 1979 encontrada aqui (quem é o atleta à esquerda do médico??)




PS: Obrigado, Renato, pelos conselhos e pelos óptimos argumentos para responder quando me dizem "Tu vê lá, não te estiques..." :)

6 comentários:

  1. Parece-me que o médico ficou foi com saudades dos tempos dele e com inveja de quem ainda corre... e não tem barriguinha... :)

    O atleta à esquerda do médico deve ser... hum... o Carlos Lopes! O Carlos Lopes e... antes de ser atropelado por aquele Mercedes, antes dos JO de Los Angeles'86 :)

    Cá está ele e os seus 37 anos: http://www.youtube.com/watch?v=we8gAYFkoPQ

    ResponderExcluir
  2. Pois...

    Mas mesmo assim cuidado qdo, literalmente, te esticas pois o pessoal aqui de casa esticou de mais e estamos os 2 meio lesionados com um estiramento muscular nos músculos internos da perna (coxa) esquerda... Eu já estava melhor, mas hoje não sei porquê a perna resolveu voltar a doer :(

    A ver se o João te relata a consulta dele... Acho que o médico estava desesperado de tanto puto sem flexibilidade nenhuma nesse dia!

    Bjs Rita

    ResponderExcluir
  3. Dear Buli, quando li "Buli no médico" fiquei, de facto, alarmada!!! Logo me correram para a meta da memória imagens de quando foste operado à garganta!!!Felizmente, o pânico não me torvou o olhar e continuei a ler!!! E sosseguei!!!Concordo plenamente com o João Delicado que, salvo seja, está mesmo aqui por cima de mim:)!!! Esse médico já deve ter é uma grave lesão no...cotovelo!!! (De tanto te invejar!!!!). Com o devido respeito por tal personalidade, respeito-te ainda mais a ti e à tua coragem de continuares nas corridas da vida (literais ou não) e por incentivares os mais novos, mesmo os de 4 anos, a não desistirem!! Para que saibas, o Tigas já é teu fã (eu expliquei-lhe o teu comentário no meu blogue e ele está sempre a perguntar se o amigo Buli já escreveu mais para ele!!!!) e diz que, quando for grande, quer ser dentista (não sei onde é que ele foi buscar tal ideia!!!), futebolista e...Buli!!!!:)

    ResponderExcluir
  4. Cinco estrelas, Nuno!

    Um abraço

    Luís

    ResponderExcluir
  5. Ei Buli, desculpa lá o esclarecimento mas sou um bocado obsessiva com estas coisas da ortografia: Quando referi "torvou o olhar" queria dizê-lo no sentido que não me perturbou/impediu o olhar. Também poderia ter escolhido "turvou" e, de facto, talvez ficasse mais poético (no sentido de "enublar" o olhar... Enfim, o importante é que, com o olhar mais ou menos turvo e mais ou menos torvo, lá consegui ler o que escreveste e gostei muito... Mas confesso que achei o médico um bocadinho...Torvo!!!! :)

    ResponderExcluir
  6. Obrigado pelos comentários!

    Peço desculpa se a minha escrita tendenciosa sugeriu más energias emanadas pelo médico. Em defesa do Renato Graça:
    - é claro que a minha descrição reflecte aquilo que eu acho que ele pensou (que certamente reflecte também a minha auto-imagem de "tipo normal, nada de especial" quando comparado com grandes atletas)
    - ele não tem barriga nenhuma (ao contrário do senhor à esquerda dele na foto, que é realmente o Carlos Lopes, João); diz que corre umas 3 vezes por semana, quando o tendão de Aquiles lhe permite (mazelas de muitos kms corridos...)

    Rita & João: as melhoras!!! Que cena chata!

    Mókina: Muito obrigado pela partilha! Não imaginas como me alegrou (sorriso mais aberto impossível) e, acima de tudo, me fez sentir brutalmente responsável! Não posso desiludir o Tigas!! Qualquer dia ele vai querer saber exactamente o que é ser Buli para poder seguir a "carreira"!

    ResponderExcluir