quarta-feira, 16 de abril de 2008

Rana

Durante os seis meses na Índia tive direito a carro, incluindo um fantástico motorista: o Rana.

A disponibilidade do Rana era impressionante: 24/7 se necessário. Nunca se atrasou para me vir buscar. No mínimo, chegava exactamente à hora certa, mesmo que fosse às quatro da manhã para ir apanhar um voo madrugador. Houve até uma vez em que, por falha de comunicação, ele me veio buscar às três e meia da manhã... quando eu na verdade precisava dele às três e meia da tarde... e isso depois de ele me ter deixado em casa perto da meia-noite! Total disponibilidade. Obrigado!

Outro impressionante atributo do Rana era a precisão absoluta nas estimativas de tempo até cada destino. Mesmo com o implacável e aleatório trânsito que frequentemente assola Nova Deli e arredores, a qualquer hora do dia ou da noite, o Rana acertava com erro inferior a 10% (ou seja, seis minutos por hora) em quanto tempo íamos demorar. Graças a ele nunca me atrasei para nenhum comboio, voo, encontro ou reunião. Obrigado!

O Rana é um homem de poucas palavras. Como eu também sou, passámos muito tempo no carro em silêncio, sem qualquer desconforto. Poderia ter sido óptimo para desenvolver o meu hindi, mas além das nossas naturezas silenciosas, o inglês dele era excelente (ao contrário de muitos dos seus colegas, sobre quem ouvi bastantes reclamações) e nunca houve necessidade real de usar hindi.

Mas o facto mais impressionante sobre o Rana é que ele já esteve em toda a Índia! Cada vez que eu viajava para um novo lugar ele dizia: “É muito bom. Vai poder visitar x, y e z...” A conversa repetiu-se para (por ordem de viagem) Goa, Chandigarh, Mathura e Vrindavan, Mumbai, Ahmedabad, Jaipur, Jodhpur, Jaisalmer, Udaipur, Varanasi, Amritsar, Darjeeling... Na última vez já nem me consegui admirar por ele ter estado num estado tão longínquo como Sikkim. Suspeito que mesmo que passasse o resto da vida na Índia nunca teria visitado mais cidades que o Rana.

Tenho saudades do Rana!



Nenhum comentário:

Postar um comentário