sábado, 13 de dezembro de 2008

Tropa de Elite

Rio de Janeiro. Favelas. Criminosos. Universitários charristas. Polícia corrupta. Novos recrutas idealistas. Forças especiais especialmente violentas – abuso ou necessidade? Pessoas certas no lugar errado. Pessoas erradas no lugar certo. Um mundo fora de controlo.

Tropa de Elite - um filme brutal, não só pela realidade nua e crua, imagens chocantes e linguagem sem eufemismos. Também porque é um filme “chapadão nas fuças”, sobre responsabilidade: a uma escala maior ou menor, quanto é que eu contribuo para a podridão do sistema, qualquer sistema? No Brasil, em Portugal, onde quer que seja. No trabalho, na escola, no desporto, na família... Na minha relação com o Estado, com as “autoridades”. As minhas decisões contribuem para um mundo melhor, mais justo, mais respeitador? Ou estou a alimentar o jogo sujo que cria desigualdade e faz de uns a elite e de outros a escumalha?



3 comentários:

  1. Para além desse, recomendo ainda "A cidade dos homens", uma série de televisão menos violenta, por vezes chocante, por vezes ternurenta, sobre a vida de dois miúdos que vivem no morro do Rio de Janeiro. Infelizmente não se encontra em Portugal nem no Brasil em zona 2, só mesmo na pirataria

    ResponderExcluir
  2. Recomendo tb do mesmo realizador, o filme-documentario "onibus 174" registo video com varios tipos de analises e conjecturas sobre um dia em que um rapaz negro vitima do badalado masacre da candelaria, sequestra o autocarro 174 não se sabe bem porquê. filme muito controverso pela desatrosa actuação do BOPE com imagens reais e muito cruas da realidade brasileira.

    Feijoo

    ResponderExcluir
  3. Recentemente ficcionaram um filme recriando este acontecimento e todo o seu contexto. o filme chama-se: "ultima parada 174"

    Feijoo

    ResponderExcluir