quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Homem-pássaro

Em dia típico de balanços do ano e da vida, e de resoluções para o próximo ano e resto da vida, nada como deparar com novas realidades para desafiar os nossos paradigmas.



Obrigado The Science of Sport


Será que é a este tipo de actividades que o meu pai se refere quando diz "Tu vê lá, não te estiques!"? Pode ficar descansado que não estou a pensar meter-me em cenas destas! Desportivamente, em 2010 tenciono ficar-me pelos habituais pentatlos, triatlos e maratonas.

Interessante como este tipo de vídeos ou reportagens nunca referem taxas de mortalidade, ou pelo menos horas de treino e energia gasta para chegar ao nível de terminar ileso um salto destes. De qualquer forma, estas "maluquices" podem sempre despoletar pensamentos úteis e aplicáveis a todos:

  • Será que sofro de excessiva sanidade mental, auto-limitando-me ao acreditar que determinadas actividades ou objectivos na vida são demasiado difíceis ou mesmo impossíveis e assim criando profecias auto-realizadoras negativas?

  • Estarei a investir o meu ser, a minha existência (o tempo, energias, disponibilidade mental, etc.) de forma adequada para atingir os meus objectivos na vida?

  • Sou capaz de discernir quais são os saltos que devo dar e aqueles que devo evitar?

  • Tenho tido a coragem e a confiança para avançar quando estou à beira do abismo e o caminho certo é em frente?

  • Quando voo a 200 à hora na vida, sei quando tenho de virar à esquerda ou à direita para continuar no bom caminho, ou quando tenho de abrir o pára-quedas e fazer uma pausa?


O que é que me impede de voar, de ser homem-pássaro na minha vocação?

Feliz 2010, com muitos voos de sucesso! Ou pelo menos muitos "treinos" em direcção a grandes voos!



Quem quiser saber mais sobre estes homens-pássaro e/ou começar a voar:



foto: Raise the Sky (recorde dos EUA de formação de homens-pássaro: 68)

3 comentários:

  1. De facto, é impressionante!
    É o género de actividade que dá para ficar a pensar:
    isto é mesmo possível?...
    ou andam aqui a engrominar a malta com umas montagens?

    Sim, é bom tentar imaginar o que terão gasto de energias, treinos, lesões, mortes, para chegar aqui... não vá alguém pensar fazer isto "em casa"!!!

    Mas, ao mesmo tempo, isso não tira valor nenhum a esta arte do wingsuit jumping, antes acrescenta: se estes senhores usufruem do conhecimento adquirido de alguém que terá começado por pagar bem caro as primeiras experiências, tb nos podemos colocar a mesma questão:

    -tenho aproveitado a experiência/sabedoria de outros que me antecederam na aventura da vida para a aplicar na minha própria vida?

    ABRAÇO e bons saltos!
    João.

    ResponderExcluir
  2. Pobrezinho do teu pai, desejoso de se certificar do bem-estar dos seus pintainhos, que escolheram viver no arame.
    Viva o pai Ataíde!
    Caçula

    ResponderExcluir
  3. Bom ano novo, Nuno!
    Francesco - Madrid

    ResponderExcluir