sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Estado do ensino, flash mobs e lip dubs

Descobri (obrigado, Miguel) que o Técnico já não é o que era!



Está muito melhor!! Especialmente as praxes (foi uma iniciativa de boas-vindas aos novos alunos!), a que nunca achei piada nenhuma na sua versão (tradicional?) de vingança nos caloiros deste ano pela vingança dos veteranos inflingida aos caloiros do ano anterior, pela vingança de dois anos antes... etc. etc.


Flash Mobs

O vídeo enquadra-se no conceito de flash mob: reunião de um grupo de pessoas em local público para uma actividade surpreendente num curto intervalo de tempo.

Ouvi falar pela primeira vez do conceito há uns 4 anos, a propósito do flash mob organizado por Improv Everywhere (que se define como "Improv Everywhere causes scenes of chaos and joy in public places") numa loja Best Buy em Manhattan, em que um monte de gente compareceu vestindo roupa semelhante à dos funcionários da loja. Na altura achei a ideia espectacular, de certa forma hilariante. Mas também fiquei a pensar nas questões éticas, devido às externalidades implicadas, ao impacto nas outras pessoas. O que terão achado desta iniciativa os funcionários e os verdadeiros clientes da Best Buy? Alguns terão achado piada, outros possivelmente não (especialmente os que decidiram chamar a polícia). A Best Buy, feitas as contas, deve ter apreciado a publicidade gratuita. Mas acredito que seja muito fácil, na miopia encandeada pelo efeito de manada, ter comportamentos que individualmente, em tranquilidade e com a cabeça limpa, não nos pareceriam correctos.

Ainda mais assustador é pensar o que poderá fazer de mal alguém que consiga influenciar tão poderosamente um grupo grande de pessoas. Mas como seria bom que essa pessoa existisse e além de bem intencionada fosse inteligente e capaz de tomar boas decisões (o famoso e utópico ditador benevolente e esclarecido?) e coordenar massas de gente para alcançar objectivos positivos? Eu votaria nessa pessoa para presidente do mundo!


Lip Dubs

E descobri que não é só o Técnico que tem iniciativas criativas e empreendedoras. Este vídeo do ISCTE (obrigado, Ana!) é espectacular. Não só é animado e divertido por si só, como admirável pela organização necessária e qualidade da execução (esta notícia dá uma ideia do processo).



Certamente vozes críticas dirão que este pessoal deveria mas era estar todo a estudar! Tendo passado os meus 5 anos no Técnico ocupado com bastantes coisas além dos estudos, não poderia discordar mais. Olhando para trás, está claríssimo que o que fiz antes e depois das aulas e estudos foi tão ou mais importante para me tornar quem sou. Especialmente os projectos empreendedores na Associação Juvenil de Ciência (em particular a CiênciaJ) e a prática disciplinada e intensa do pentatlo moderno. E sou muito feliz, obrigado! :)

Este vídeo é um lip dub: um vídeo filmado de uma vez só, sem cortes (pelo menos acho que isto faz parte da definição do conceito), com os participantes coordenados por um som gravado (por exemplo, uma canção) que é sobreposto ao som real na edição final do vídeo. E em particular é um University Lip Dub.

Outro exemplo muito recente de um lip dub é este pela independência da Catalunha (recordista mundial em número de participantes). Concordo que está muito animado e espectacularmente realizado, apesar de não me identificar com a mensagem politicamente nacionalista (mas acho muito bem o nacionalismo cultural - a promoção dos próprios valores, características, rituais e tradições - sem desprezo pelos dos demais, nem opressão ou outros impactos negativos).

Divirtam-se!

4 comentários:

  1. O melhor destes e de todos os flashmob's e lipdub's é o que não se vê no vídeo: horas e horas de ensaios, em que se quebrou vergonhas, preconceitos, e se formaram ou fortaleceram laços entre todos os participantes. Para fora, fica o espectáculo, que é bem divertido. Mas o melhor fica para quem ofereceu este "show".

    Parabéns aos responsáveis pela iniciativa! E por transformarem as "praxes" na sua verdadeira natureza que é a de integrar (e não massacrar) quem chega!

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  2. Eu sou o mais anti-praxe que existe - pelo menos na parte Universitaria - pois no desporto faziamos praxes com muito interesse - Nao havia era telemoveis para gravar.
    Adorei a iniciativa e ate me arrepiei quando se ouviu os Xutos - isto deve ser da distancia!
    Eu devo ter sido o tipo que menos horas passou na Universidade mas que a mais aulas fui - pois nao tinha tempo para estudar em casa. Certamente que passei mais tempo dentro de Agua do que na sala de aula, e tambem nao me arrendo nada.

    Assim como o Buli, aprendi mais nas horas que passei fora da Universidade mas acredito ter extraido o melhor do valor Academico.

    Bom saber que o Tecnico tem mais para alem de miudas feias com bigode e gajos com meias brancas com a raquetizinha vermelha! ;)

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  3. Sou uma caloira nas "Bulicenas"! Mas estou a adorar a praxe!!!! Excelentes leituras pela frente a avaliar pelas que li "de trás" (I mean, as precedentes, de meses e anos anteriores... O esclarecimento é para não ficares com a ideia que já consigo ler "para trás"...Até podia, com um espelho, mas...não era a mesma coisa!!!) Enfim, li de frente quase tudo o que o que escreveste para trás e...adorei, sorri, ri, chorei, até!!! Não de tristeza ou nostalgia (só uma ou outra vez!) mas da emoção de percorrer com o olhar uma maratona :) de pensamentos e experiência(s) de vida onde é admirável uma conjugação tão perfeita de inteligência e bondade! :) Muito bom!!!! Parabéns!!!!
    Mónica

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  4. É verdade sim senhor que para além dos teus "afazeres" académicos sabias bem como ocupar o teu tempo.... fui testemunha! Bolas!! nunca vi nada igual! hahahaha mas também tens de entender que tu és sobredotado!!!!! autenticamente!!! e para além do nivel das notas e do rendimento desportivo só me lembro de uma vez dizeres que tinhas deixado uma cadeira!! tiveste á beira da depressão! hahahahaha

    PS: Obrigado por me teres ajudado a passar uma cadeira de calculos da forma menos ortodoxa e efectiva que tinha visto! hahahaha
    abraço!
    J.Feijoo

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