quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Inspiração

Às vezes temos momentos difíceis. Parece que nada nos corre bem. Que não somos capazes de cumprir os nossos objectivos. Ficamos tristes, frustrados. Até começamos a acreditar que certos objectivos são simplesmente impossíveis. Humanamente inalcançáveis. Que o nosso corpo, mente, coração ou alma nos limitam e não nos proporcionam as capacidades necessárias para chegar lá. Ou, quando o nosso ego é mais forte, facilmente encontramos explicações exteriores, somos muito criativos a gerar desculpas: não tive sorte, o vento estava contra, o exame era absurdamente difícil, “eles” não fizeram o que lhes competia...

A inspiração certa pode ajudar a superar estes momentos. Podemos encontrar inspiração em nós próprios, visualizando situações anteriores em que nos conseguimos superar e obtivemos sucesso, talvez até para nossa própria surpresa. Ou inspiração em pessoas próximas: um familiar, um amigo, um professor, um colega que parece sempre conseguir chegar aos seus objectivos, dos mais básicos aos mais ambiciosos. Ou em figuras públicas, históricas ou actuais, reais ou fictícias. O importante é descobrir como converter momentos difíceis em força e sucesso.

Talvez não seja assim tão impossível ficarmos mais fortes e chegarmos mais alto e mais longe. Afinal, a maioria de nós tem duas pernas, dois braços, dois olhos, um cérebro e um coração – tudo a funcionar razoavelmente. E mesmo que nem tudo funcione não quer dizer que não consigamos chegar lá. Na ParalympicSport.TV (também no Youtube) podemos encontrar bons exemplos de pessoas que se superam apesar de nem tudo funcionar perfeitamente, como o paraolímpico português Carlos Lopes, com quem me cruzei tantas vezes enquanto corríamos no Estádio Universitário:



3 comentários:

  1. Querido Buli,

    Ando aqui a precisar tremendamente de inspiracao... o teu blog veio muito a proposito, como sempre.

    Obrigada pelos teus posts, sao sempre uma excelente companhia!

    XXX

    ResponderExcluir
  2. Inspiração,
    Força de vontade,
    Motivação,
    Amor,

    "O importante é descobrir como converter momentos difíceis em força e sucesso."

    Primo, estou contigo, esse tem sido o meu lema ao longo dos anos. Tenho tido a "sorte" de o conseguir fazer.

    Já estás no blog do colégio, vai espreitar o que tenho andado a fazer, vais achar graça.

    www.vidasdecolegio.blogspot.com

    Beijinhos
    Carminho

    ResponderExcluir
  3. olá buli.
    Obrigado pelo teu comentário...concordo com [quase] tudo o que disseste e obrigado pelo apoio.
    Foste o meu primeiro leitor *.*

    Beijinhos e bom 2009

    ResponderExcluir