domingo, 10 de maio de 2009

Apanhado!


foto: Reuters
(48 anos: bem conservado, não?)


Quando vim para Singapura há um ano, a cara deste senhor era ubíqua: aeroporto, metro, autocarro, foodcourts, jornais... Disseram-me que era um pretenso terrorista islâmico, fugido de uma prisão de alta segurança singapurense. O seu caso distraiu os singapurenses por bastante tempo, com extensa cobertura nos media, produção de t-shirts alusivas, grupos nas redes sociais, jogos online, vídeos de humor discutível, etc.



imagem: TalkingCock.com



Até me ir embora, em Setembro, os anúncios não tinham desaparecido, e a travessia terrestre da fronteira para a Malásia continuava demorada, para as forças de segurança passarem a pente-fino todos os veículos.

Quando regressei a Singapura há cerca de um mês voltei a ver os anúncios. "Como é possível que o tipo continue em fuga?", pensei. "A esta altura já pode estar em qualquer lugar."



foto: Reuters


Para minha surpresa, esta semana soube-se que, finalmente, Mas Selamat bin Katari foi apanhado no início de Abril, mais de um ano depois de ter escapado. Estava em JB (Johor Bahru), a cidade malaia logo ali do outro lado da fronteira (tão perto que há dias fui lá de bicicleta).

A notícia levou-me a ler um pouco mais sobre o assunto. Para quem estiver interessado, o artigo da wikipedia parece resumir bastante bem, e com boas fontes, o que se sabe sobre este senhor. É divertido ler as notícias sobre a caricata fuga, pela janela da casa-de-banho de uma prisão de alta segurança, e sobre a travessia do estreito para a Malásia, com a ajuda de um "objecto flutuador improvisado" (não é uma grande distância, faz-se bem a nado). Mas realmente interessante é o facto de ele ter estado preso sem julgamento, ao abrigo de um tal "Internal Security Act", que dá ao governo singapurense o direito a manter pessoas presas sem julgamento, aparentemente por tempo indefinido (a wikipedia descreve alguns casos em que este Act foi aplicado). E mais interessante ainda é como essa situação não parece ser alvo de qualquer polémica.

Se eu fosse singapurense (como ele), ou de um país que não dê muita atenção aos seus cidadãos, e inocente (que não sabemos se não é, consta que não, mas então não deveria ser difícil provar de que é culpado!), teria tentado escapar também: entre ficar indefinidamente preso e a baixa probabilidade de conseguir escapar... há que dar chances à sorte.

Como é possível que se aceite tão facilmente a prisão de um cidadão? Singapura tem muita coisa boa (eu sou um fã!), mas não é famosa pela liberdade de expressão ou democracia. Nem pelo activismo dos seus cidadãos. Provavelmente uma situação de "ovo ou galinha?"

Acredito que a propaganda oficial sobre a ameaça do terrorismo ajude a aceitar muita coisa. No ano passado também reparei nos filmes que passavam continuamente no metro, sensibilizando os cidadãos para se manterem alerta e avisarem as autoridades sobre quaisquer pessoas ou comportamentos suspeitos.



Os filmes continuam, mas nota-se uma subtil (ou não tão subtil) escalada na mensagem: além dos filmes que existiam no ano passado, que tinham um final razoavelmente "feliz", agora existe uma versão que termina com a explosão do metro, complementada com imagens reais de atentados aí pelo mundo nos últimos anos.



"The threat is real"... Fundamentado? Talvez, não trabalho para nenhuma agência de "inteligência" e tenho tendência a ser algo ingénuo. Mas não posso deixar de me lembrar do 1984 (se não leste estás à espera de quê?? aqui em filme) e outros cenários de regimes totalitários lavadores de cérebros. E é melhor ficar por aqui, antes que me recusem o visto que ainda nem solicitei. :)

Um comentário:

  1. De facto as semelhanças com a ficção (?) do 1984 são... assustadoras!!!
    Que paranóia!
    ABRAÇO!
    João.

    ResponderExcluir