sábado, 29 de agosto de 2009

Comer com as mãos

Comer com as mãos... O sonho de qualquer criança! Mas em tantas sociedades “civilizadas” desde tenra idade nos ensinam que comer com as mãos “é feio”, “não se usa”, “não fica bem”... E só raramente nos concedem uma excepção: um pique-nique... aquela pizza ou batatas fritas em ambiente informal...

Não me esqueço, na minha primeira viagem à Índia há 5 anos, quando fiquei em casa dos pais de um amigo em Pune. Às refeições a mesa estava posta de forma bastante internacional, com pratos e talheres. O meu amigo e a mãe comiam com talheres, tal como eu e o amigo japonês com quem viajava. Mas o pai comia com as mãos. E eu não me cansava de olhar para ele e admirar a limpeza com que o fazia. Era claramente o mais “educado” àquela mesa. Conseguia agrupar pequenas quantidades de arroz misturado com os legumes e variados caris das deliciosas refeições vegetarianas, com uma técnica totalmente digital: usando apenas as pontas de três dedos da mão direita – polegar, indicador e médio. Com uma serenidade gandhiana, aproximava a comida à boca, fazendo uma colher com as pontas do indicador e do médio. O polegar empurrava com maestria a comida da colher digital para a boca, sem qualquer percalço, sem qualquer sujidade observável a olho nu, quer nos dedos quer à volta da boca. Uma limpeza!

Durante os dias naquela casa não ousei experimentar comer com as mãos, consciente de que estava a anos-luz da “civilização” do senhor e de que poderia chocar a família com os meus modos totalmente bárbaros. Mas no resto da viagem pela Índia, o amigo japonês e eu aproveitámos todas as oportunidades para praticar aquele modo alternativo de comer. Pelo menos da minha parte, acho que era um misto de querer viver uma outra cultura de forma mais completa com a rebeldia adolescente de cortar com os condicionalismos irracionais da minha educação.

Modéstia à parte, penso que desenvolvi uma técnica razoável de comer com as mãos (mas não imaculada, e é verdade que os meus dedos ficam bastante tempo a cheirar a caril), inclusive gabada por um dos chefes do escritório onde trabalhei na Índia no ano passado, que um dia ao ver-me almoçar disse “Já comes como um indiano!” (para os leitores mais cépticos ou preconceituosos: era um elogio!).

Em Singapura, passo de vez em quando pela Little India onde me permitem praticar sem olhares estranhos a deliciosa arte de comer com as mãos. Mas tenho de admitir que continuo a anos-luz do pai do meu amigo de Pune.


Um comentário:

  1. Olá

    Espero que tenhas as unhas cortadas e asseadas p n estragar os condimentos do manjar real Indiano.

    Bom proveito e folgo em saber que tens um tabuleiro cheio de "atractivos"!!???

    Precisas dum guardanapo?

    Ab

    Alex

    ResponderExcluir