domingo, 3 de outubro de 2010

Triatlo Longo de Desaru

O plano era completar o meu segundo 1/2 Ironman (1.9 km de natação, 90 km de ciclismo e 21 km de corrida), depois de Porto Santo no ano passado. Mas o triatlo de Desaru era uma prova bem relaxada em muitos aspectos e acabou por ter distâncias algo diferentes, ainda assim a merecer o nome de "triatlo longo": aproximadamente 2.2 km de natação, 85 km de ciclismo e 19 km de corrida (tendo em conta o calor infernal, aqueles 2 km a menos na corrida não souberam nada mal!).

Foi o meu primeiro triatlo com o Banana Prata Triathlon Club, o grupo de loucos Ironmen e candidatos com quem tenho treinado nos últimos dois meses (tema para uma bulicena um dia). Espero que o primeiro de muitos triatlos! Este grupo é "péssima" companhia e arrisco seriamente uma infecção com o vírus do Ironman...

Fiquei muito satisfeito com o resultado desportivo e com o excelente fim-de-semana passado em Desaru (a um ferry + 80 km pedaláveis desde casa)! No espírito relaxado da prova, não registei os tempos na prova e só soube o meu tempo e classificação final duas semanas depois (não havia chip para registo automático dos tempos). Fiz:
. 38'35" na natação (13º melhor tempo)
. 3h11'11" no ciclismo, incluindo transições (247º tempo). Ia com uma média de uns 30 km/h, mas tive um furo a 20 km do final e devo ter perdido 10 a 15' na troca de câmara de ar (eu sei, tenho de praticar mais...)
. 1h26'06" na corrida (3º melhor tempo, que me levou do 181º para o 47º lugar final!). Ao contrário do meu costume de passar a todo o gás, parei em cada um dos postos de abastecimento de água, para aí a cada 2 km, onde tentava arrefecer o corpo o máximo possível despejando água - felizmente bem fresca - na cabeça e pelas goelas abaixo. O efeito era espectacular... durante 2 ou 3 minutos sentia-me muito melhor!

Tempo final: 5h15'52" (resultados completos aqui).

O maior acontecimento do fim-de-semana foi certamente a Sílvia ter feito o seu primeiro triatlo!!

Clicar na foto para ver a reportagem fotográfica da Sílvia, incluindo fotos dos companheiros Banana Pratas:

4 comentários:

  1. Brigado à repórter fotográfica! Grande Sílvia!

    BJS/ABRAÇOS!
    João.

    PS - Acabei por não participar no tal triatlo porque tinha uma série de factores burocráticos a vencer (inscrição na Federação Italiana, declaração médica...) e coincidiu com uma altura em que tinha que resolver outros factores burocráticos mais urgentes...

    As boas notícias é que já voltei a correr com normalidade (embora a dor no joelho se manifeste de vez em quando).

    ResponderExcluir
  2. Tentado esquecer a foto...
    VIVA A SÍLVIA que vai ser promovida à minha heroína!!!
    É que eu não me meto numa destas nem tão cedo!!!
    Bjs Rita

    ResponderExcluir
  3. Tens noção de que estás numa figura indescritível?
    Até fiquei com sauaddes dos calções vermelho-desbotado. Livra.

    ResponderExcluir