segunda-feira, 18 de maio de 2009

Sorri!!!

Há dias li em algum lugar (que não recordo mesmo, e só por isso não lhe dou aqui o devido crédito) um conselho de auto-ajuda tão simples e tão básico que quase não reparei nele: “Sorri”! Junto ao conselho era sugerido um teste: “Repara como é impossível ter qualquer pensamento negativo enquanto sorris.” Pareceu-me evidente que fosse assim, que um sorriso (verdadeiro e aberto; sorrisos amarelos não são sorrisos) neutralizasse quaisquer energias negativas, e por pouco não reparava que nunca antes tinha reparado nessa evidência e no poder de tal constatação! Quer dizer que sempre que estiver chateado, mal disposto, zangado, frustrado, desanimado, triste... basta sorrir e fica tudo resolvido??! Talvez não fique tudo resolvido como por magia, mas provavelmente as coisas sem importância deixam de parecer importantes e fico em melhor estado para lidar com as realmente importantes: atitude positiva, de resolver o que há a resolver, de andar para a frente, em vez de me lamuriar, de me sentir incapaz, impotente. Tenho experimentado seguir o conselho de vez em quando e o efeito é brutal: só me vêm à cabeça ideias e momentos agradáveis, divertidos, bons. Carrego-me de energias positivas e começo imediatamente a radiar algumas em minha volta. (Tenho que experimentar isto na próxima vez que estiver a acabar uma maratona ou um triatlo longo!)

Então aqui fica o meu sorriso e este conselho tão simples e tão poderoso: Sorri!!!


9 comentários:

  1. Fantástico!!!

    Eu pratico muito a terapia do Sorriso!! Acho que as minhas primeiras rugas de expressão vão ser de tanto rir!!!

    Beijinho

    ResponderExcluir
  2. Ola',

    Tenho sentimentos muito divididos em relacao ao teu corte de cabelo....
    Vou respirar fundo, inalar tolerancia e sorrir!!!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. É que só com a fotografia já me parti a rir.
    Melhor que sorrir, só mesmo mandar umas boas gargalhadas daquelas que vêm lá das profundezas.

    ResponderExcluir
  4. Este post merecia um "parental advisory"... quero dizer: mereceia que os teus pais fosse avisados antecipadamente do seu conteúdo ao nível da imagem! Ha, ha, ha.

    Ou, pelo menos, uma nota a sossegá-los a dizer "pronto, vá! Foi só por uns segundos que estive assim, antes de acabar o corte de cabelo"!
    :)
    ABRAÇO!
    João.

    ResponderExcluir
  5. eh primo!

    realmente... o sorriso ajuda muito! :)

    gosto muito do teu blog que acompanho com regularidade.

    Um abraço,
    Paulo Fonseca

    ResponderExcluir
  6. O que fizeste ao cabelo??? O que vale é que seguramente foi só mesmo uns segundos antes de terminar o corte (como diz o teu irmão João). Já percebi foi para nos fazer rir e sorrir sem parar. Por acaso sempre que me lembro de ti é com um sorriso na cara, porque vejo-te sempre a sorrir.
    PS- hoje encontrei o senhor teu irmão Dr. António Delicado, no aeroporto. Ele é GOLD ;) por isso tem regalias!
    Beijinhos,
    J.Craveiro

    ResponderExcluir
  7. não nos conhecemos mas mesmo assim parti-me a rir com a fotografia! :D

    ResponderExcluir
  8. Obrigado pelos vossos sorrisos!! Fiquei muito sorridente com estes comentários, além dos que chegaram por e-mail, entre chocados e divertidos com a foto :)

    ResponderExcluir