sábado, 22 de agosto de 2009

Controlo calórico

Mantinha há bastante tempo o projecto de criar um programa ou tabela em Excel para registo de alimentos ingeridos, permitindo calcular o total de calorias, quantidade de gordura, proteínas, hidratos de carbono, vitaminas, minerais, colesterol, etc. etc. A ideia seria também registar as calorias dispendidas em diferentes actividades físicas, não por preocupações de peso (que não tenho) mas por curiosidade em entender o meu balanço calórico (e analisar até que ponto eu como quando e quanto preciso ou simplesmente por hábito).

O projecto tem sido adiado, especialmente porque daria bastante trabalho obter ou criar uma tabela de composição de alimentos que servisse de base ao programa. Suspeitava que, como tudo na vida, alguém já teria criado algo semelhante... e claro que assim é: o FitDay é exactamente aquilo que eu tinha imaginado (ou, haja modéstia, provavelmente muito melhor)!


Permite, entre outras coisas:
. registar os alimentos ingeridos diariamente, seleccionando de uma base de dados razoável (infelizmente é preciso saber os nomes em inglês, nem sempre fácil) ou criando novos alimentos
. registar as actividades físicas realizadas e calcular as calorias dispendidas num dia, somando o consumo em actividades mais intensivas a uma estimativa de consumo basal
. definir metas de peso e acompanhar progresso ao longo do tempo

Requer um certo investimento inicial a seleccionar os nossos alimentos habituais, mas pode valer bem a pena para quem por diversas razões precisar de analisar os seus hábitos alimentares e de actividades físicas e criar algum tipo de disciplina (p.ex., aumentar ou baixar peso, reduzir a ingestão de gorduras ou colesterol, etc.).

Comam bem e gastem bem essas calorias!

2 comentários:

  1. Alô Nunito...
    Pois é... Há um projecto muito interessante que pretende criar uma base de dados de alimentos na Europa. Estão a deparar-se com um problema curioso que é a composição média dos principais pratos. Isto porque há variações na composição de país para país. Consegues imaginar as variações que uma pizza simples de fiambre pode ter?
    Quem está a dedicar-se a isto chegou incusive à conclusão que a composição nutricional dos ingredientes (exemplo batata, arroz...) pode variar entre países!
    Fiquei a saber disto num seminário onde pretendiam criar a nossa (Portugal) base de dados nutricional, infelizmente nunca mais voltei a ouvir falar disto...
    http://tinyurl.com/lrcfhn
    Beijocas Rita

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigada pela informação!
    Para além da que se pode medir com números, existe outro tipo de energia (contida nos alimentos que havemos de escolher para conter no nosso corpo).
    E eu dá-me ideia que esta é tão mais importante que pode relativizar o impacto da outra.

    http://www.macrobiotics.co.uk/articles/foodenergetics.htm

    ResponderExcluir