quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

Festas

O escritório onde trabalho aqui em Gurgaon é muito alegre. As pessoas parecem felizes acima da média. Talvez devido a uma maior juventude, ou ao facto de muitos terem entrado na empresa no último ano, o pessoal reclama pouco, sentem-se energias muito positivas, os níveis de cinismo parecem bastante reduzidos. Ou será da cultura ou religião?

Não sei se existe alguma relação de causa-consequência com a alegria descrita acima, mas abundam as festas neste escritório.

Em Outubro aconteceu em Delhi um encontro de colegas da Ásia-Pacífico e todo o escritório foi convidado para um concerto da Indian Ocean, uma banda indiana super-famosa (pelo que entendi, talvez algo como se os Xutos fossem tocar no jantar de Natal da empresa em Portugal? ou o Jota Quest no Brasil?).

Em Novembro houve uma festa de Diwali no escritório. O Diwali, conhecido como “festival da luz”, é mais ou menos tão importante para os hindus como o Natal para os cristãos. Celebra a vitória do bem sobre o mal, o regresso de Rama depois de ter vencido Ravana, demónio rei de Lanka. No seu regresso, Rama foi recebido com luzes do sul ao norte da Índia, e por isso as pessoas celebram o Diwali iluminando as casas e decorando-as com flores. Fizemos o mesmo no escritório. Para estimular a criatividade, foi organizado um concurso de decoração. A minha zona ficou em 2. lugar! Claro que não foi graças a mim, até porque as minhas humildes contribuições foram todas vetadas.



Decorações de Diwali no escritório


Achei apropriado vestir roupa tradicional nesse dia, mas terceirizei a missão de comprar uma kurta ao meu motorista.



Vestidos a rigor

Em Dezembro houve uma “holiday party” (o equivalente a jantar de Natal, com a diferença que aqui não há Natal). Tanto na festa de Outubro como na de Dezembro actuou uma banda de colegas tocando covers de músicas conhecidas (algumas indianas) com as típicas letras reclamando das horas de trabalho, do chefe chato, etc... Nerdices de consultores, é verdade, mas divertido.

Mas o mais impressionante é que entre Outubro e Dezembro houve sete casamentos (sete! 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7!!) de colegas do escritório. Como é possível?? O escritório tem umas 100 pessoas... muitas já são casadas (os indianos casam em média um pouco mais cedo do que nós “ocidentais”)... Não podem sobrar muitas para casar no próximo ano! Entendi que parte do fenómeno é explicado pelo costume de casar nesta altura do ano (e reparei em muitas festas de casamento nos lugares por onde passei nesse período).

Nenhum comentário:

Postar um comentário