O colorido das roupas das indianas é espectacular. Depois de ter passado alguns meses a trabalhar em projectos de moda, de ouvir tanto falar das tendências de cor para a próxima estação, de ver literalmente monótonos guarda-roupas em cinzento, preto, castanho ou – que ousadia! - verde... é refrescante ver quão alegremente as mulheres se vestem na Índia. Vermelho, laranja, amarelo, verde, azul... o arco-íris completo nos seus tons mais vivos.
É interessante que os trajes tradicionais são usados por pessoas de todas as classes socioeconómicas. No dia-a-dia no trabalho, várias colegas vestem saris ou outras roupas tradicionais, e muitas pelo menos à sexta-feira.
Gabo-lhes a paciência: o sari é um pedaço de tecido de vários metros que a mulher enrola em volta do corpo. Pelo que entendo, o processo não é nada simples (as colegas estrangeiras que experimentaram tiveram de pedir ajuda a especialistas locais para se vestirem). E existem vários estilos de colocar o sari, conforme a região ou país. Portanto não se pode dizer que seja uma roupa prática.
Até na praia as mulheres vestem saris. Não só na areia como também quando tomam banho! As indianas “decentes” não parecem gostar de mostrar muito o corpo. O mais engraçado é que há uma forma bastante habitual de enrolar o sari que deixa a parte lateral da barriga da mulher, até ao umbigo, à mostra. Mais indecente que as barrigas brasileiras. E as barrigas das mulheres indianas são em geral bastante ahn... fofinhas.
Como de costume, os homens são uns aborrecidos. No dia-a-dia não se vestem de forma muito diferente ao resto do mundo. Apenas em festas aparecem com trajes tradicionais, normalmente bastante coloridos, mas menos ousados que os femininos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário