quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

Vacas

As vacas são omnipresentes na Índia. Onde quer que vá, lá está uma, duas, três, dez, vinte vacas. Nos primeiros dias achei as vacas magras, esqueléticas, subalimentadas... Depois observei melhor, eliminei os filtros da minha mente preconceituosa e formei um ponto de vista mais positivo: as vacas na Índia são saudáveis, não são obesas, estão em forma, são ágeis! Acho que pela primeira vez vi vacas galopar, dar saltos... Enquanto em países mais desenvolvidos e carnívoros as vacas são sobre-alimentadas, para ganharem peso e serem cobardemente assassinadas e comidas, na Índia elas comem apenas aquilo que precisam (ou podem...) e por isso são elegantes, musculosas... felizes? Pelo menos são seres pouco stressados: é especialmente admirável a tranquilidade com que estes bovinos se passeiam entre trânsito movimentado sem sofrerem acidentes (pelo menos até agora não vi nenhum; há dias vi uma vaca que parecia estar morta no separador central de uma avenida movimentada, mas suspeito que só estava a dormir). E parecem ter vida mais fácil que muita gente por estes lados, apesar de andarem sempre em volta de lixo.




Vaca, Vrindavan


Aqui está uma semelhança entre vacas (pelo menos as indianas) e moscas: gostam de andar em roda do lixo. Outra semelhança é que é frequente encontrar lugares vazios em que só andam vacas – é caso para dizer que o lugar está “às vacas”...

Quando vim à Índia em 2005 encontrei num templo em Pushkar um aviso interessante ao lado da caixa de ofertas: "As ofertas destinam-se à manutenção do templo, ajuda financeira a vacas, cidadãos idosos, santos, peregrinos e pobres, (...)" (suponho que a ordem indica prioridade).

Nenhum comentário:

Postar um comentário